quarta-feira, 8 de junho de 2011

O efeito da manada!

Este é um efeito peculiar que nos afeta a quase todos.
É aquela tendência que os seres humanos têm para ir uns atrás dos outros.
Isto nota-se particularmente bem em eventos desportivos ou ocasiões em que se junta uma grande multidão. A identidade individual parece que se perde e que aquele aglomerado de pessoas para a ter uma personalidade e vontade única.
A parte que considero mais curiosa no meio de tudo isto é que isto não se aplica apenas em eventos, este fenómeno aplica-se a praticamente tudo, a sensação que dá é que na nossa tentativa quase desesperadas por sermos aceites pela sociedade nos provoca uma necessidade de sermos parecidos com ela.
Quando duas pessoas se começam a conhecer, e estão interessadas uma na outra, é interessante reparar no esforço mútuo, que muitas vezes acontece para tentarem provar uma à outra que são parecidas, em alguns casos isto funciona, na maior parte mais tarde ou mais cedo dá para o torto, nós só conseguimos fingir ser aquilo que não somos durante determinado período de tempo, bem mas haveria tanto a dizer sobre isto que tem mesmo que ser assunto para outro post.
Voltado a nossa manadinha... acredito que é por esta razão que a moda e o marketing são ferramentas tão poderosas na manipulação dos nossos desejos, mexem naquela parte do nosso cérebro que acredita que se formos como todos os outros vamos finalmente ser aceites.
Basicamente o que acabei de dizer neste texto foi que, pelo menos em parte, passamos a nossa vida a tentar sermos o mais parecidos possível com todos os outros! Mas também não é verdade que aquilo que nos identifica e distingue dos outros são as nossas peculiaridades, as nossas idiossincrasias?
É claro que tão ridículo com andarmos a seguir a manada, apenas porque sim, é afastarmos-nos dela apenas para sermos diferentes.
Neste grande caminho da vida vão sempre existir alguns troços em que vamos acompanhar e ser acompanhados por muita gente, mas o mais provável é em algumas partes termos mesmo que ir por um caminho diferente e às vezes até mesmo em sentido contrário.
O importante, parece-me, é termos a noção deste fenómeno e tentarmos perceber se estamos a fazer as coisas só porque sim ou porque realmente as queremos fazer desta maneira.
No final de contas o que importa é no final do dia sentirmos-nos realizados, é possível que as pessoas que nos rodeiam não compreendam como é que conseguimos ser tão diferentes e mesmo assim tão felizes, mas se formos realmente felizes who cares?
Somos um ser social, precisamos de outras pessoas para andarmos bem, mas a verdade é que não precisamos de muitas!

4 comentários:

  1. Apanhei um post no dia em que ele foi escrito? Uau!

    ResponderEliminar
  2. Manadas grandes quando se assustam dão numa de trampling. Foge das manadas grandes! A não ser que gostes disso. Nesse caso... cada qual com a sua panca. Enjoy! :P

    ResponderEliminar
  3. É precisamente por causa do "efeito manada" que é muito mais fácil um discurso agradar uma multidão do que uma só pessoa.
    Tenho a certeza que isso acontece ou já aconteceu com todos nós - concordarmos com a opinião dos outros apenas para nos sentirmos integrados -, mas acredito igualmente que isso é uma questão de personalidade e, principalmente, de maturidade.

    ResponderEliminar
  4. Ana and the voices: nunca me seduziu muito essa do Trampling, tenho outras taras igualmente estranhas mas essa não é uma delas.

    Sofia: Sem dúvida, a integração acaba por ser importante, e como alguém uma vez me disse, temos de escolher muito bem as guerras que travamos, não podemos estar também sempre do contra.
    O importante é sermos fieis aos nossos princípios e cadeia de valores.

    ResponderEliminar