domingo, 30 de janeiro de 2011

O complicado mundo das emoções...

O neuro-cientista António Damásio diz que são responsáveis pela nossa capacidade de decidir.
Ao contrario do que se pensou durante muito tempo o melhor gestor não é aquele que é capaz de tomar decisões ignorando as emoções, mas aquele que é capaz de tomar as melhores decisões com as emoções que tem.
A emoção é fundamental para o processo de decisão, quando a parte onde elas são processadas no cérebro é destruída por alguma razão a pessoa perde a capacidade de decidir entre coisas tão simples como comer um iogurte de banana ou de morango, apesar de ter toda a restante parte do raciocínio funcional!
Tornam-nos quem somos, são as nossas emoções que nos definem.
Por muito que alguém nos diga que gosta de nós, só acreditamos quando achamos que a pessoa "sentiu" aquilo que disse. Somos treinados desde que nascemos a ler emoções. Uns são muito melhores que outros a fazer está leitura, no entanto.
São praticamente incontroláveis, e quanto maior o stress, menor o controlo que temos sobre elas.
Numa discussão facilmente de apoderem de nós levando-nos a magoar as pessoas de que mais gostamos.
Fazem parte de nós, coisas como "não tinha intenção de te magoar", por muito verdadeiras que possam ser não têm sentido.
Não são as nossas intenções que nos definem mas as nossas acções e se queremos ter algum controlo sobre elas temos de aprender a controlar algumas das nossas emoções.
Um momento pode ser insignificante mas também pode mudar a nossa vida para sempre.
Coisas que demoram apenas 1 segundo a dizer podem magoar alguém para a vida toda, mesmo que tenham sido ditas de forma descontrolada com mais emoção que razão.
Quero continuar a amar sem saber o porquê, a sentir a felicidade sem perguntar o como, o prazer sem questionar a razão, no entanto há coisas na minha vida sobre as quais quero ter o controlo.
Há emoções que vou aprender a controlar, não quero magoar mais as pessoas que amo apenas porque de forma descontrola não consegui reconhecer um erro e o aumentei de forma exponencial devido a reacção precipitadas e sem fundamento.
A partir de hoje em todas as discussões que tiver vou pensar porque razão é que as estou a ter, se tenho razão naquilo que estou a dizer e se valem a pena.
A partir de hoje vou controlar algumas das minhas emoções!



1 comentário: