segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Desvaneios nocturnos…

Estamos em 2010, as últimas férias que fiz em família (pais, irmã e agora cunhado) foram em
2003, por isso já lá vão cerca de 7 anos.

Como estou à espera das colocações para o ensino superior e estou a modos que no entre este
ano vim com a família toda para o Algarve.

Alugamos um T2 (é o que dá vir sem reservar primeiro) e como sou o único solteiro da casa fui
designado a ficar na sala, no sofá que supostamente deveria ter inclusa uma cama… A parte
do colchão com estrado até que está escondida por debaixo das almofadas no entanto não
merece o nome de cama!

O colchão é de esponja e deve ter quase 4cm de espessura e o estrado é de ripas que não se
encontram todas à mesma altura. O resultado desta mistura, ao deitarmos-nos lá em cima, é
ficarmos com dores em ossinhos que nem sabíamos que tínhamos!

Tradução, estou a dormir no chão, que partilho com algumas formigas (acho que ainda são
apenas as exploradoras, por isso espero que não me achem doce) e digamos que assim
confortável com o calor que se faz sentir aqui para baixo não está a ser fácil adormecer.

Se juntarmos a isto a ausência de Internet temos uma mistura de muito tempo para pensar,
daí os desvaneios nocturnos.

Desde pequenino que sempre tive uma vontade enorme de fazer alguma coisa fantástica, não
ser apenas mais um que anda por aqui por este planeta mas ser alguém que faz efectivamente
qualquer coisa.

Na minha primeira fase de Madre Teresa decidi que a melhor maneira de ajudar as outras
pessoas era ser padre!

Educado desde pequeno na religião católica e tendo conhecido um padre cool (que tentou
fugir com uma mulher lá da freguesia) lá acabei por ir para ao seminário quando tinha 12 anos.

Fiz o 7º, 8º e 9º ano por lá mas descobri que aquela não era a minha vocação (sempre adorei
esta expressão).

Os anos foram passando mas a minha paranóia nem por isso… depois de padre quis ser médico
(estava na moda) mas como sabia que era impossível ter média para isso reduzi apenas para
querer ser enfermeiro.

Como já se estava mesmo à espera como desfecho desta história acabei por tirar os primeiros
anos do curso de engenharia informática e de computadores.

Eventualmente deixei a universidade e entre outras coisas que fiz tive uma sex shop online
(esta parte é para contrabalançar a parte de ter andado a estudar para padre, quer-se dizer,
não quero que as pessoas fiquem enganadas a meu respeito) mas aquela coisa de querer fazer
algo especial ficou cá sempre atrás da orelha.

Isto é um desvaneio nocturno, são 3 da manhã e é normal que não esteja a dizer coisa com
coisa, mas acho que passei a maior parte da minha vida enganado!

Achava que para atingir o meu máximo potencial precisava fazer alguma coisa especial, alguma
coisa grande, do género de descobrir um antibiótico para curar as super bactérias ou um
afrodisíaco que realmente funciona-se, qualquer coisa que tivesse um impacto realmente
grande no mundo.

Mas hoje, às 3:20 da manhã chego à conclusão que é preciso tão menos para marcar a
diferença… se conseguir influenciar as pessoas que me rodeiam de uma forma positiva pela
minha forma de estar na vida, sendo eu mesmo e ao mesmo tempo tornando a vida delas um
bocadinho melhores já estou a atingir o meu potencial máximo.

Segundo a teoria das redes sociais, tipo facebook, de uma maneira ou de outra estamos
ligados a quase todos os seres do mundo através dos nossos círculos sociais, o que quer dizer
que ao influenciarmos apenas a vida de uma pessoa podemos estar a alterar indirectamente o
mundo inteiro!

Ter chegado a esta conclusão mais cedo não teria mudado rigorosamente nada mas pronto, foi
nisto que me deu para pensar hoje.

Agora vou ali voltar para ao pé das formigas e ver se consigo dormir.

Depois conto como correu o resto da noite.

5 comentários:

  1. O importante és tu. E, se por um caminho diferente daquele que pretendias, consegues ser feliz, isso é o mais importante. És feliz?

    Padre, médico, enfermeiro, sex shop, computadores... O que vem a seguir? ;)

    Beijooo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje não sei qual é realmente a profissão que gostava de ter. Mas tenho a certeza que a nossa missão é mesmo essa: dar o nosso melhor, e receber/absorver o melhor dos outros de forma a tornarmos este nosso habitat ligeiramente mais agradável e acolhedor no pouco tempo em que cá andamos.
    Gostei particularmente da sex-shop on-line.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Doce: Bem o que vem a seguir, ainda não sei, mas calculo. Já o que vem a seguir ao que vem a seguir é que já é mais complicado... A vida é uma grande caixinha de surpresas...
    Agora é só esperar mais uma mesinho para ter a certeza que qual é o próximo checkpoint da minha vida.

    Beijitos

    ResponderEliminar
  4. Cereja: Acho que nunca consegimos saber realmente o que gostariamos de fazer, a não ser que seja aquilo que estamos a fazer, muitas vezes temos uma expectativa que acaba por ser muito difícil de traduzir para a realidade.
    Entretando resta-nos ir experimentando até acertarmos em cheio.
    Beijitos Cereja

    ResponderEliminar
  5. Agora vou dizer uma daquelas frases feitas e banais: nunca é tarde.
    Acho muito gira a ideia de quereres melhorar um bocadinho a vida dos outros e ajudá-los e penso até que de variadíssimas maneiras consegues chegar lá!
    Acho que é muito raro aquele que desde sempre sabe o quer, que o consegue fazer e que é totalmente feliz com sua escolha. O ideal é irmos experimentando e temos tempo para isso, afinal de contas a esperança média de vida é cada vez maior!
    Por isso keep going, provavelmente vão sair ideias interessantes! :)

    ResponderEliminar